IMG-20230925-WA0019

PSICANALÍSE CLINICA

Existem alguns princípios fundamentais para entender a psicanálise clínica. A experiência decorrente da prática clínica proporciona aprendizagem tanto para o analista quanto para o analisando.

Por meio da análise, o paciente vai trabalhando os seus processos e gradativamente, aprende a modificar seus padrões e comportamentos repetitivos. A psicanálise é um método que possui suas próprias ferramentas de análise e, por isso, diferencia-se de outras teorias.

A psicanálise clínica parte do pressuposto de que o analisando tem liberdade para se expressar e falar livremente sobre aquilo que lhe causa sofrimento. Ao expressar-se com liberdade, o paciente consegue espaço para elaborar a sua dor e, por consequência, tudo aquilo que está reprimido no seu inconsciente vem à tona e esse conteúdo passará a ser ressignificado.

A partir disso, o analisando vai desenvolvendo os seus processos com o auxílio do analista que irá orientá-lo para facilitá-los. O analista será o responsável por sustentar a dor e o sofrimento do analisando, ajudando-o a ter mais autonomia na resolução dos seus conflitos internos.

A relação entre analista e paciente é algo muito importante para a clínica psicanalítica, porque será por meio dela que o analisando terá condições de ser recebido em um ambiente de afeto e acolhimento. Nesse sentido, é preciso ressaltar a importância da transferência, a partir da qual o analisando projetará as figuras dos imagos parentais na figura do analista. Esse projeção suscitará muitos afetos que serão relevantes para a eficácia do tratamento.

A transferência é uma das ferramentas mais importantes no setting analítico e o analista precisa dispor de habilidades para trabalhar com ela a seu favor, até mesmo porque, algumas vezes, a transferência pode refletir resistências do paciente, o que poderá dificultar o andamento do tratamento.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *